A força da Pequenininha Fé & os Guerrilheiros de La Ternura

3, Outubro, 2008 at 12:37 pm 2 comentários

O Poquita Fe, III Encontro de Poesia Latino-americana Atual em Santiago do Chile, começa na semana que vem. Um Chile de cartaz já em chamas. Lá, assim como aqui, acho que nunca houve bombeiros, e o cartaz ficou então como um fantasma do fahrenheit 451 ao inverso: “A idéia da colina em chamas concentra o clima de guerra que o Chile viveu nos últimos 30 anos. Essa virgem protetora que anunciava uma cidade bonita se torna quase um símbolo apocalíptico“, diz Pablo Paredes, poeta chileno e organizador. Que o facebook teima em dizer minha identidade a partir do teste que-poeta-chileno-éres.

E dessas coisas que se lê no facebook mesmo que tirei o mote dos ‘guerrilheiros da ternura’ para falar desses caras: a organização do evento, dos poetas Héctor Hernández Montecinos, Pablo Paredes, Carola Zuleta e Rodrigo Gómez [leia matéria do La Nación], conseguiu patrocínio e custearão tanto passagens aéreas, quanto hospedagem, algo incrível. Ao todo, são mais de 30 poetas de diversas idades e trajetórias, com a certeza absoluta da declaração do Zurita: “Se trata sin duda, del festival latinoamericano de poesía más importante de la última década“.

Outro trechinho bonito de imprensa:

“Em um momento de completa distancias entre escritores, devido a causas econômicas, políticas e culturais, é necessário um momento de discussão, crítica e encontro, no qual se revise os discursos sobre as condições e possibilidades de um poeta na América Latina e seus cruzamentos com o neoliberalismo dos discursos, a globalização dos corpos e a virtualidade dos territórios” (extraído de www.lun.com)

O plano é rever queridos, conhecer outros e ouvir muito. Tenho 2 leituras + um “diálogo crítico: sobre nueva poesía brasileña”, tentarei caprichar. Tentarei acessar a net para te contar, acho que é o mais importante que eu possa fazer por lá – mostrar trabalho e tal é interessante, mas tem tanta gente lendo e acontecendo que o ideal é trazer mesmo histórias para piratear. Vou com máquinas & caderninho, hehe.

Maiara querida, como no ano passado: te trago alguma coisa de aniversário lá de Santiago, sim?

. . .

Para a edição pública do final de semana: sei que vc sempre quis fazer isso. Mandei lá o trecho antológico sobre a Capitu, que é mulher da vez. Pode jogar pedra na Geni! Ou não, claro.

Anúncios

Entry filed under: -.

Otro tiempo principia en Xibalbá* “A Nueva Poesía Brasileira”? E vc com isso?

2 comentários Add your own

  • 1. Leonardo  |  3, Outubro, 2008 às 8:32 pm

    Ichi, agora fiquei perdido. Não sei se nado ou pirateio. Onde fica o tesouro?

    Responder
  • 2. Maiara Gouveia  |  13, Outubro, 2008 às 5:47 pm

    Linda,

    te busquei no youtube, sabia? E vi sua leitura da “boneca inflável”. Há dias não entro no Pirata, só vi o recadinho agora. Estou com saudade. Conte tudinho pra nós sobre a viagem.
    Te esperamos. Beijinhos.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


piratarizeyourself!

blogue espelho do peixedeaquario.zip.net | ana rüsche | são paulo. brasil

siga o peixe!

http://twitter.com/anarusche

wiki & use

www.piratadeaquario.wikispaces.com | plataforma wiki pra vc editar como quiser a postagem do dia (sim, pode!). depois eu pego a versão alterada lá e posto aqui. quem fica sozinho é pq tá de castigo.

%d bloggers like this: